Wednesday, October 29, 2014

1ª sopa

Com muita pena minha não foi possível amamentar em exclusivo até aos 6 meses.

Sendo assim, introduzimos a alimentação complementar com 5 meses, com muita calma. No primeiro dia comeu apenas 2 colheres de puré de batata e cenoura. Nas 2 primeira semanas começou a comer umas 5 ou 6 colheres e agora já come pelo menos uns 100ml. Temos vindo a introduzir os legumes gradualmente, sem pressas.

O nosso pediatra não é adepto de planos alimentares, não distribui as típicas folhinhas com ordem de introdução e com alimentos proíbidos. Para ele, podemos introduzir tudo mesmo, tudo sem excepção, com calma, ao ritmo do bebé e ao nosso ritmo e disposição.

Comos somos também adeptos de uma alimentação mais livre, temos deixado que o Gui explore alguns sabores, ele próprio mexe na comida, prova, tem sempre uma colher na mão. Até aqui já "roeu" maçã e pêra e agora vamos deixá-lo comer banana em pedaços e depois alguns cereais. Tudo isto requer que os pais estejam dispostos a ter no final uma cozinha cheia de comida e um bebé muito sujo, mas também uma criança mais feliz, que vai compreendendo a ideia de estar à mesa com os pais e que aprende a comer por ela mesma, descobrindo o que gosta e não gosta. Nos dias em que não temos paciência, tudo bem, come a sopa e pronto. Nos outros, deixamos que o momento seja divertido para os 3.

Não somos defensores do Baby Led Weaning em exclusivo (era demais para nós, pais de primeira viagem) mas pretendemos conseguir um meio termo. Sopinha, fruta e gradualmente deixá-lo explorar outras possibilidades.

Ficam as fotos que registaram o primeiro momento :)




No comments: