Thursday, June 18, 2015

Coisas que eu já faço - 13 meses

O tempo passa mais rápido do que eu queria! Todos os dias penso em registar no blogue, apenas porque tenho a certeza que um dia vou adorar reler todos os meus relatos sobre o Gui, as peripécias passadas e os medos da altura...sei, por experiência, que nada me dá mais prazer do que depois poder reler as minhas próprias palavras e viajar no tempo!

mas esse tempo é implacável e entre viver as coisas com o Gui, ou escrever, prefiro viver...e o blogue vai ficando para último plano.

O Gui já tem 13 meses e meio...e é tão estranho ele já ter 1 ano. Já posso dizer coisas como "o Gui já tem 1 ano e quase 2 meses" e quase me custam a sair essas palavras.

Aquelas coisas que ouvíamos antes de ser mães tipo "o amor é avasslador, amamamos sempre mais...bla bla bla", pronto, é isso. é tão isso. às vezes dou por mim a olhar para ele e a sentir, nesse preciso instante, o meu amor por ele crescer. pensamos que podemos não amar mais, mas há sempre mais.

e só para que um dia a minha memória não me falhe, vou registar algumas das coisas que o Guilherme faz neste momento.

* Devora livros, tem sido uma constante mas cada dia é pior, por ele só brinca quase com livros, pega neles, tenta folhear e entrega-nos o livro e diz "dá", do género, lê. Senta-se muito direito, mete uma mão sobre a outra e fica à espera. Por outro lado, adora livros com pop ups, e coisinhas para levantar e descobrir, podia estar horas nisso. Quando não lhe quero ler um livro e lhe digo não, ele vem com ele na mãe mete mesmo em frente à minha cara, às vezes chega a bater-nos com ele na cara!

* depois dos livros vem a bola, aprendeu a dizer e é uma das suas primeiras palavras "bólha". Sempre que vi uma grita "bólha". Sempre que vê uma bola num livro também manda um pontapé no livro e diz "bólha"

* diz "não" com a cabeça para tudo o que não quer. "tens sono Gui?" e ele prontamente faz não com a cabeça.

* diz "nao ha" e aponta com as mãos para trás das gostas, numa vozinha fininha, com um ar miserável, demais.

* pede pão a todaaaaaaaaa a hora! se tiver broa, atira logo o pão para o chão e prefere a broa.

* come uma banana inteira sozinho, vamos puxando a casca para baixo e ele vai comendo <3

* já consegue caminhar sozinho, mas continua a fazer fitas, se possível vai de gatas e quando dizems para ele vir em pé ele começa a reclamar.

* passa o dia a meter-se de cabeça para baixo, assim:


* sempre que vê um creme, mete nos dedos e espalha no corpo dele ou no no nosso

* adora que lhe perguntem "quem é o maior?" e levanta os dois braços todo feliz

* imita todos os animais, sempre que vê um num livro, ou na rua, começa logo a fazer o som. Quando vê cães é quando mais reage e chega a atirar com a cabeça para a frente, nunca conseguimos bem perceber o porquê.

* já bebe por palhinhas

* quando quer agua diz "aaahhhhh" num som de satisfação (também conta para piscina, mar...)

* continua a chamar "tá" aos patos, agora passou a chamar a tudo o que tem bico ou asas, vê um pássaro e começa logo "tá"

* não quer comer nada novo. come super bem e aceita tudo o que já comia mas quando lhe damos coisas novas faz cara feia e não come. Fico doida, não quer cerejas, pêssego, melão, melancia...

* também tem coisas menos boas. Quando está irritado começa a bater-nos na cara...ainda não conseguimos contornar isto, estamos numa de ignorar e tentar desviar a atenção dele para outra coisa, mas em momentos de pressão também lhe ralhamos, o que faz com que ele faça ainda pior.

* na creche também faz o mesmo, se uma cabeça passa perto, puxa os cabelos... dizem-nos que é só uma fase

* faz birras. quando é contrariado, senta-se e atira a cabeça para trás num choro sem lágrimas.

* começou a adorar peluches e não larga o seu cão





* adora fazer rabiscos com lápis de cera





e muito, muito mais... todos os dias descobre mais uma que nos deixa a rir!

és tudo isto e muito mais Guilher e se eu pudesse, filmava-te 24h por dia para um dia poder de novo reviver estes momentos.

1 comment:

Luciana said...

Oi!
Pois...o tempo não dá para tudo e temos de priorizar mesmo :)
Revejo-me nalgumas situações : birra a atirar a cabeça para tras. Seen it so many times!
É optimo ver o desenvolvimento deles e todos os dias aparece alguma coisa nova.
Já estás a trabalhar a tempo integral? Como é que está a ser?
Beijinhos